Escol@ a Ler

(ver também Projecto da Abordagem A)


Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais


Projecto de Leitura para o agrupamento


Biblioteca Escolar


Escol@ a Ler!




Ano lectivo
2010-2011
Introdução

“Ele continuará a ser um bom leitor se os adultos que o cercam alimentarem o seu entusiasmo em vez de tentarem provar a sua competência, se estimularem o seu desejo de aprender em lugar de lhe imporem a obrigação de recitar, se o acompanharem no seu esforço sem esperarem contrapartidas, se aceitarem perder noites em vez de procurarem ganhar tempo, se fizerem vibrar o presente sem acenar com a ameaça do futuro, se se recusarem a transformar em trabalho forçado o que era um prazer, se mantiverem esse prazer até se transformar em rotina, se edificarem essa rotina sobre a gratuitidade da aprendizagem cultural, e se ele próprio descobrir o prazer dessa gratuitidade”.
Daniel Pennac
A escola, enquanto organização e lugar de desenvolvimento pessoal, social e cultural, tem de responder não só a um público heterogéneo, cujas características mudam mais rapidamente do que a capacidade de resposta da instituição, como também a um perfil de competências que a sociedade exige cada vez mais diverso e centrado na flexibilidade, no domínio das tecnologias da informação, no saber em acção, na aprendizagem ao longo da vida, nas várias literacias.
Hoje, não mais se pode esperar que os alunos arquivem a informação e o conhecimento que lhes foi passado de modo já feito e organizado, sem estabelecerem uma relação com o mundo e sem questionarem as realidades que o configuram. É aí que a prática da leitura se torna presente, no momento em que se começa a “compreender” o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contacto com um livro, enfim, em todos estes casos, estamos de certa forma a ler, embora, muitas vezes, não nos dêmos conta.
A actividade de leitura não corresponde a uma simples descodificação de símbolos, mas significa, de facto, interpretar e compreender o que se lê. Segundo Angela Kleiman, a leitura precisa permitir que o leitor apreenda o sentido do texto, não podendo transformar-se em mera decifração de signos linguísticos sem a compreensão semântica dos mesmos. A frequência da leitura ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. Por sua vez, a proximidade com o mundo da escrita, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas.
Conscientes do papel que a leitura desempenha na aprendizagem dos alunos, pretendeu-se juntar o Agrupamento em torno de uma dinâmica de promoção da leitura transversal a todos os níveis de ensino, do Pré-escolar ao 3.º ciclo.
Escol@ a Ler! é um projecto que pretende promover a leitura. Tendo como referência os contos tradicionais (na medida do possível), conjuga o desenvolvimento da competência leitora com os valores da cidadania e socialização dos alunos, valores como o respeito pela diferença, a amizade, a solidariedade, conceitos como o Bem e o Mal, o justo e o injusto, a coragem, entre outros. Na verdade, os contos tradicionais são exemplo de uma herança colectiva, focalizada nas vivências humanas, onde, muitas vezes, estão simbolizados conflitos humanos universais. Mediante a utilização de uma linguagem própria e recorrendo ao “maravilhoso”, a partir da sua leitura, são experimentadas muitas emoções.
O recurso ao uso dos computadores e das novas tecnologias é uma mais-valia, pois permite criar a unidade do projecto através do blogue Net Leitur@s, um espaço de partilha de leituras, de notícias sobre livros, de troca de opiniões, de sugestões e desafio.
Subjaz a este projecto todo o trabalho preparatório com a Direcção, os professores das escolas do 1.º ciclo e Pré-escolar, Ensino Especial, Coordenadora e Delegada de Departamento/Grupo de LP, Coordenadoras dos DT e FC.
“Ler é sonhar pela mão de outrem”
Fernando Pessoa
Objectivos


  • Promover a leitura, enquanto factor de desenvolvimento e crescimento individual e social;


  • Criar um ambiente favorável à leitura sistemática e ao prazer de ler;


  • Dinamizar práticas pedagógicas e outras actividades que estimulem o prazer de ler;


  • Desenvolver as competências da leitura e da escrita nos alunos, através da acção dos professores enquanto mediadores e promotores de leituras formais e informais;


  • Consciencializar para o papel da Biblioteca Escolar no desenvolvimento de hábitos de leitura;


  • Promover a articulação entre ciclos e escolas do Agrupamento, criando um sentimento de partilha entre todos os estabelecimentos.

Dinâmica do projecto
Escol@ a Ler! será desenvolvido ao longo do ano lectivo, de acordo com a seguinte metodologia:




  • ABORDAGEM A - UMA HISTÓRIA, MUITAS LEITURAS*                                                                                                                                                                               UM LIVRO,  UMA HISTÓRIA COMUM                                                                                                                                     - Selecção de um livro/história, por PERÍODO,  do pré-escolar ao 3º ciclo;                                                            1.º Período: O Príncipe com Orelhas de Burro (várias versões);                                                                             2.º Período:                                                                                                                                                                        3.º Período:                                                                                                                                                                       - Selecção de um valor a trabalhar por PERÍODO a partir do livro/história escolhido






  • ABORGAGEM B – MUITAS HISTÓRIAS, MUITAS LEITURAS                                                                                   PRODUÇÃO DE TRABALHOS PARA O BLOGUE NET LEITUR@S                                                                                                                                                   - Desenvolvimento dos projecto de promoção de leitura próprio de cada escola (ao longo do ano lectivo)   - Produção de trabalhos resultantes dos vários projectos destinados ao Blogue                                                - Dinamização do blogue por cada escola (1.º Período: Alice Vieira / 2.º Período até 19 de Fevereiro: 2,3                                   dos Olivais; 2.º Período de 20 de Fevereiro até ao final do Período: Manuel Teixeira Gomes / 3.º Perío-do: Sarah Afonso)






  • ABORDAGEM C – EU, LIVRO, APRESENTO-ME - LEITURA AUTÓNOMA - (2 por PERÍODO)                                                                                                           UMA FICHA DE LEITURA COMUM – (pré-escolar e 1.º ano/ do 2.º ao 9.º)                                                                                                                                              - Preenchimento de uma ficha de leitura comum, adequada aos vários níveis de ensino                                 - Eu, Livro, Apresento-me – nesta actividade, cada aluno apresentará um dos dois livros lidos à turma, procurando levá-los à sua leitura. A apresentação dos livros será feita em dois momentos diferentes, sendo a turma dividida em dois grupos  



* É escolhida uma história (contos tradicionais, fábulas …) que desperte a imaginação, permitindo a vivência
  de realidades fantásticas de mundos distantes, de situações de aventura e de reflexão.
Atendendo ao facto de haver exames no 9.º ano e leituras obrigatória a serem feitas, procurar-se-á adequar
os textos escolhidos a essa situação.

Estratégias
  • Alargar e diversificar as acções promotoras de leitura em contexto escolar, na família e em outros contextos sociais;
  • Intensificar o contacto com obras diversas em sala de aula, na biblioteca e na família;
  • Criar oportunidades de leitura e contacto com os livros em espaços não convencionais de leitura.


Impacto esperado do Projecto
  • Aumentar o número de leitores;
  • Levar os alunos a requisitarem mais livros;
  • Aumentar o grau de motivação para a leitura e escrita;
  • Promover uma maior articulação e partilha de trabalho entre escolas.


Actividades Associadas ao Projecto


  • Criação e dinamização de um Blogue de leitura – NET Leitur@s – que incluirá um fórum de troca de experiências, notícias sobre livros e leituras feitas, trabalhos realizados no âmbito dos livros e da leitura, desafios a propósito de um livro/história escolhido/a, cuja capa será colocada no Blogue. Este livro/história encontrar-se-á na Biblioteca para consulta.


  • A dinamização do Blogue é rotativa e da responsabilidade de cada estabelecimento, realizando-se num período pré-determinado.  


  • Associação de um determinado valor/conceito para ser tratado em FC (em assembleia de Turma: 2 aulas por período – 2.º e 3.º ciclos) e, posteriormente, discutido na Assembleia de Delegados e Subdelegados (trimestralmente); Nos restantes níveis, o tema é tratado pelo professor titular.


  • Concurso “O Leitor do Ano” (Regulamento próprio);


  • Momento de leitura comum a todo o Agrupamento, incluindo visitantes – Pára o Tempo! Leitura em Acção – durante 5 minutos;


  • Exposição de trabalhos no Dia do Agrupamento;


  • Visita à Feira do Livro (na Biblioteca).

Intervenientes
Direcção
Professora Bibliotecária/Equipa da BE
Professoras/es do Agrupamento
Pais/EE
Assistentes Operacionais
BM Olivais

Divulgação
Blogue
Exposições em vários momentos do ano lectivo
Informações: comunidade

Avaliação
Observação directa do interesse manifestado pelas actividades
Trabalhos produzidos
Requisições feitas
Grelhas de registos (opiniões dos alunos, …)
Balanço feito pelos professores






A professora bibliotecária
Lurdes Grácio